domingo, 30 de junho de 2019

30 DE JUNHO - SUSAN HAYWARD


EFEMÉRIDE - Susan Hayward, actriz norte-americana, de seu verdadeiro nome Edythe Marrenner, nasceu em Nova Iorque no dia 30 de Junho de 1917. Morreu em Hollywood, em 14 de Março de 1975. Oriunda de um meio operário do bairro de Brooklyn, em Nova Iorque, os pais tinham origem irlandesa e sueca.  Passou uma infância pobre, juntamente com dois irmãos.
Depois de terminar o colégio, teve pequenos empregos. Enveredou depois, com sucesso, por uma carreira de modelo, que a fez apareceu nas páginas de várias revistas femininas.  Foi descoberta pelo produtor de cinema David O. Selznick e foi aprovada num teste cinematográfico.
Assinou o seu primeiro contrato com a Warner Bros., que lhe deu o nome artístico de ‘Susan Hayward’.  Uma passagem rápida, em que fez apenas figurações e pequenos papéis.
Passou para a Paramount Pictures. Interpretou “Beau Geste”, um filme de aventuras na legião estrangeira, contracenando com Gary Cooper e Ray Milland. Achando-se subaproveitada, não renovou o contrato e assinou um novo com o produtor independente Walter Wanger (1946).
Trabalhou então para grandes realizadores e contracena com actores de renome. Alguns filmes de sucesso foram: “As Neves do Kilimanjaro”, “Demetrius e os Gladiadores”, “Duelo de Paixões”, “Meu Coração Canta”, “David e Betsabá”, “Casei-Me Com Uma Bruxa”, “Eu Chorarei Amanhã” e “Desespero”, que lhe deu a sua primeira nomeação os Oscars.
Em 1953, recebeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes, pelo seu trabalho em “Eu Chorarei Amanhã”.
Em 1958, ganhou o Oscar de Melhor Actriz, pela sua interpretação na película “Quero Viver”, onde fazia o papel de uma empregada de mesa acusada de homicídio e executada numa câmara de gás.
Foi casada duas vezes, tendo tido dois filhos do primeiro casamento. O seu segundo marido faleceu em 1966.
Susan Hayward faleceu, aos 57 anos, vítima de um tumor no cérebro. Encontra-se sepultada no Our Lady of Perpetual Help Cemetery, Carrollton, Geórgia, nos Estados-Unido. Tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...