sábado, 22 de junho de 2019

22 DE JUNHO - TONICO PEREIRA


EFEMÉRIDE - Tonico Pereira, de seu verdadeiro nome António Carlos de Sousa Pereira, actor brasileiro, nasceu em Campos dos Goytacazes no dia 22 de Junho de 1948.
Conhecido pelos seus papéis cómicos, ele é consagrado tanto na televisão como no cinema, onde já actuou em mais de 50 produções. As suas primeiras experiências como actor foram no Grupo Laboratório de Teatro, da Universidade Federal Fluminense, em 1968.
A sua imagem popularizou-se com o personagem Zé Carneiro, na série de televisão infantil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, entre 1977 e 1985.
Tonico também interpretou papéis cómicos no teatro, como Harpagão de Molière e Bobo Feste de Shakespeare. Nos palcos, Tonico Pereira transitava da comicidade popular até à tragicidade patética.
Recebeu o Troféu Candango de Melhor Actor, pelo seu papel em “O Cego que Gritava Luz”.
De 2001 a 2014, integrou o elenco de “A Grande Família”, da Rede Globo, vivendo o hilariante Mendonça. Era para ter uma só participação e ficou 13 anos. Em 2015, viveu o mesmo personagem na série substituta “Chapa Quente”, numa participação.
Em 2010, foi lançada a sua biografia “Tonico Pereira - Um Actor Improvável”, na Colecção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Foi também homenageado com a Medalha Pedro Ernesto, a mais importante comenda da cidade do Rio de Janeiro.
Mesmo com uma sólida carreira como actor, Tonico Pereira tem sido também comerciante. Foi dono de um bar, de uma peixaria e proprietário de uma agência de carros. Actualmente, é dono de uma pequena loja no bairro do Botafogo, que estampa camisetas e canecas com frases de sua autoria.
Fez um dos personagens mais importantes da novela “A Regra do Jogo” (2015) e também em “A Força do Querer” (2017).
Tonico é casado com a bailarina e coreógrafa Marina Salomão, com quem tem dois filhos gémeos. Também é pai de dias filhas do seu primeiro casamento com Eliane Pereira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...