quinta-feira, 23 de abril de 2015

23 DE ABRIL - PAMELA LYNDON TRAVERS

EFEMÉRIDEPamela Lyndon Travers, de seu verdadeiro nome Helen Lyndon Goff, jornalista e escritora australiana, morreu em Londres no dia 23 de Abril de 1996. Nascera em Maryborough, em 9 de Agosto de 1899.
Oriunda de uma família de origem irlandesa, o pai morreu vítima de epilepsia quando ela tinha apenas sete anos. Três anos mais tarde, após uma tentativa falhada de suicídio de sua mãe, que sofria de depressão, Helen – apesar da sua pouca idade – tomou praticamente conta da casa e das suas duas irmãs mais novas.
Alguns anos depois, partiu para Sidney a fim de prosseguir os estudos. Começou a publicar poemas e a colaborar em “The Bulletin”.
Aos 21 anos, interessou-se pelo teatro e decidiu ser escritora, adoptando o pseudónimo pelo qual ficaria a ser conhecida. Em 1924, foi para Londres e, no ano seguinte, conheceu na Irlanda o poeta George William Russell, que publicou alguns dos seus poemas.
Pamela L. Travers é sobretudo conhecida como a criadora do personagem Mary Poppins, heroína de uma série de vários episódios publicados entre 1934 e 1988. Adaptados ao teatro e ao cinema, uma versão de 1964 foi protagonizada por Julie Andrews. Pamela publicou igualmente outros romances, recolhas de poesia e ensaios.
Nunca se casou, tendo adoptado, aos quarenta anos, uma criança de origem irlandesa. Em 1977, foi condecorada pela rainha Isabel II, com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...