segunda-feira, 6 de abril de 2015

6 DE ABRIL - ERICH MÜHSAM

EFEMÉRIDEErich Mühsam, ensaísta, poeta e dramaturgo, anarquista alemão de origem judaica, nasceu em Berlim no dia 6 de Abril de 1878. Morreu, assassinado no campo de concentração de Oranienburg, em 10 de Julho de 1934. Notabilizou-se na esquerda europeia, após a Primeira Guerra Mundial, sendo um dos principais líderes nas estruturas conselheiras da Baviera. Condenou de forma veemente o nazismo e satirizou Hitler em muitas das suas obras.
Erich Mühsam foi o animador do grupo Acção da Liga Socialista de Gustav Landauer, de 1911 a 1915, tendo redigido e editado o “Kain, Jornal para a Humanidade, uma publicação anarquista.
Participou na revolução alemã de 1918/19. Em Abril de 1919, foi preso pelas tropas governamentais, quando de uma tentativa de golpe dos sociais-democratas. Condenado a quinze anos, foi libertado após seis anos de reclusão.
Saído da prisão, fundou em 1925 o jornal “Fanal”, procurou unificar os grupos revolucionários existentes e denunciou sempre a extrema-direita alemã, da qual se tornou um alvo a abater.
Foi preso novamente, então pelos nazis, nas primeiras horas da manhã de 28 de Fevereiro de 1933, pouco tempo depois do incêndio do Reichstag em Berlim. Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazi, classificou-o como um «desses judeus subversivos». Esteve preso nos campos de concentração de Sonneburg e de Brandenburg. Em Fevereiro de 1934, foi transferido para o campo de Oranienburg onde, na noite de 9 para 10 de Julho, foi torturado e assassinado pelas SS. O seu corpo só seria encontrado, numa latrina, pela manhã.
Deixou publicados numerosos livros – ensaios, peças de teatro, recolhas de poesia e a sua autobiografia – escritos durante uma tumultuosa carreira literária, que decorreu entre 1901 e 1932.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...