terça-feira, 28 de abril de 2015

28 DE ABRIL - HARPER LEE

EFEMÉRIDE – Nelle Harper Lee, escritora norte-americana, vencedora do Prémio Pulitzer em 1961, com o romance “To Kill a Mockingbird”, nasceu em Monroeville, Alabama, no dia 28 de Abril de 1926. Em 2007, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos, pela sua contribuição para a literatura.
Foram já vendidos trinta milhões de exemplares do livro “To Kill a Mockingbird” (“Por Favor não Matem a Cotovia”), que se tornou um clássico da literatura norte-americana, sendo estudado em numerosos colégios e liceus e estando regularmente nas classificações da Crítica e nos tops de vendas.
Em criança, Lee começou a ler muito precocemente e era colega de escola de Truman Capote. Depois dos estudos secundários, seguiu o curso de Direito, entre 1945 e 1949, na Universidade de Alabama, interrompendo-o para ir viver em Nova Iorque, já com a intenção de se tornar escritora. 
Trabalhou durante algum tempo no serviço de reservas de uma companhia de aviação. Em breve, porém, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura com o apoio dos seus amigos.
Em 1957, apresentou a um agente literário um primeiro manuscrito, que estava mais próximo de uma recolha de novelas do que dum romance. A conselho do agente, Lee desenvolveu durante dois anos e meio uma dessas novelas, que se transformou no aludido romance “To Kill a Mockingbird”. Logo após a publicação, o sucesso foi imediato.   
Entretanto, em 1959, Truman Capote pediu o apoio dela na elaboração de um romance que estava a escrever e que se viria a chamar “A Sangue Frio”. Harper Lee deslocou-se mesmo a Holcomb (Kansas), para o ajudar em diversas entrevistas e pesquisas relacionados com a obra.
Harper Lee, estranhamente, não voltou a publicar outros romances. Apenas artigos e ensaios apareceram na imprensa com a sua assinatura. O seu silêncio e a sua grande discrição alimentaram vários rumores, pois ela declarara estar a redigir um segundo romance., logo após a publicação do primeiro. Diversas notícias circularam, segundo as quais ela teria escrito vários romances, mas sem os publicar, ou que teria publicado alguns sob pseudónimo.
Finalmente, em Janeiro de 2015, Harper Lee – quase com 89 anos – anunciou a publicação de um romance no próximo Verão (“Go set a watchman”). Tratar-se-ia de um romance escrito nos anos 1950 e que ela “redescobriu” no último Outono.
O seu único livro oficialmente publicado até agora foi adaptado ao cinema em 1962, com Gregory Peck no papel principal O filme recebeu três Oscars e um prémio no Festival de Cannes

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...