domingo, 26 de abril de 2015

26 DE ABRIL - MARIA SCHELL

EFEMÉRIDEMaria Margarete Anna Schell, actriz austríaca/suíça, morreu em Preitenegg no dia 26 de Abril de 2005. Nascera em Viena, em 15 de Janeiro de 1926. Foi uma das maiores estrelas do cinema de língua alemã nos anos 1950/60. Recebeu a Taça Volpi na Mostra de Veneza pela sua interpretação em “Gervaise” (1956), filme realizado pelo francês René Clément, que conquistou também o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Viveu com os pais e irmãos, primeiro na Áustria, e – a partir de 1938 – na Suíça (Zurique). Interrompeu os estudos comerciais, depois do seu talento ter sido descoberto por Sigfrit Steiner e lhe ter sido dado um papel no filme “Steibruch” (1942). Só depois começou a seguir cursos de arte dramática e a representar no teatro. Em 1948, voltou-se de novo para o cinema. Teve um papel principal em 1949 (“O Anjo e o Trompete”), a que se seguiram muitos outros.
Durante a estadia em Hollywood, onde se dirigira para assistir à entrega do Oscar para o filme “Gervaise”, chamou a atenção de Yul Brynner, no hall do hotel onde estavam. Ele procurava uma actriz para representar Grouchenka na adaptação cinematográfica de “Os Irmãos Karamazov”. Depois, entrou em vários filmes, tendo contracenado com Gary Cooper e Glenn Ford, entre outros.
Nos anos 1960, foi vista mais nos palcos e na televisão do que no cinema. Na década seguinte, foi frequente a sua presença em séries televisivas. 
Em 1982, foi convidada para desempenhar o papel de Claire Zachanassian, na adaptação ao cinema de “A Visita da Velha Senhora” de Friedrich Dürrenmatt. O seu último grande sucesso foi a série “Die glückliche Familie” (1987/1993). A sua derradeira aparição deu-se em 1996, num episódio da série policial “Tatort”.
Maria Schell foi casada e divorciada duas vezes, teve dois filhos, um de cada marido. Tentou suicidar-se em 1991. Vivia sozinha, com a saúde bastante abalada e sofreu dois AVC. Antes da Páscoa de 2005, foi hospitalizada em virtude de problemas respiratórios. Acabaria por sucumbir, vítima de falha cardíaca na sequência de uma pneumonia. Foi sepultada no cemitério de Preitenegg (Coríntia). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...