quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

11 DE DEZEMBRO - AERO CLUB DE PORTUGAL



EFEMÉRIDEO Aero Club de Portugal, instituição destinada à promoção da aeronáutica, foi fundado em 11 de Dezembro de 1909. Tem sede em Lisboa e instalações aeronáuticas nos aeródromos de Tires e de Ponte de Sor.
O grupo fundador era constituído por oficiais do exército, que pretendiam assim promover o desenvolvimento da aeronáutica em Portugal e a criação da aviação militar. O AeCP encetou desde logo relações com entidades congéneres no estrangeiro, organizou conferências e criou uma biblioteca sobre a aviação.
Em 1911, editou a sua primeira publicação aeronáutica, o “Boletim do Aero Clube de Portugal”, que deu origem – no ano seguinte – à “Revista Aeronáutica”. Passou a representar no nosso país a Federação Aeronáutica Internacional, sendo o 18º país inscrito nesta organização. O AeCP é uma das mais antigas instituições de aeronáutica no mundo.
Em 1929, foram criadas delegações no Porto, Angola e Moçambique. A sua Escola de Pilotagem foi fundada em 1930, funcionando na Granja do Marquês, em Sintra. Para o efeito foi adquirido um pequeno avião Gipsy Moth.
Em Junho de 1935, organizou a 1ª Exposição Internacional de Aeronáutica, no Palácio das Exposições em Lisboa, evento que foi amplamente noticiado pela imprensa de várias capitais europeias. Em 1937, começou a ser publicada a “Revista do Ar”, órgão oficial do AeCP.
Em Junho de 1957, com o patrocínio do jornal “O Século”, o AeCP levou a efeito a Primeira Volta Aérea a Portugal e, em Dezembro de 1959, quando das comemorações do 50º aniversário, o presidente da República deslocou-se à sua sede na Av. da Liberdade, onde condecorou o estandarte da instituição com a Comenda da Ordem Militar de Cristo, pelos relevantes serviços prestados à causa aeronáutica em Portugal. Em 11 de Dezembro de 2009, foi comemorado o seu centenário. Actualmente, além da promoção aeronáutica, desenvolve actividades de voo em avião, em planador e de pára-quedismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...