domingo, 22 de dezembro de 2013

22 DE DEZEMBRO - MÁRIO DE AZEVEDO GOMES



EFEMÉRIDEMário de Azevedo Gomes, silvicultor, botânico, professor universitário e político português, nasceu em Angra do Heroísmo, nos Açores, em 22 de Dezembro de 1885. Morreu em Lisboa no dia 12 de Dezembro de 1965. Entre outras funções de relevo, foi responsável pelo ministério da Agricultura em 1923/24.
Licenciou-se em Engenharia Agronómica em 1907, enveredando por uma carreira na área da silvicultura e da investigação e ensino universitário. Foi admitido como professor no Instituto Superior de Agronomia em 1914, exercendo funções docentes até 1946. Voltou à docência em 1951, jubilando-se em 1955.
Foi fundador e primeiro director da Estação Agrícola Nacional e dirigiu os programas de extensão rural, então designados por instrução agrícola, entre 1919 e 1925.
De Dezembro de 1923 a Fevereiro de 1924, foi ministro da Primeira República, integrando o executivo presidido por Álvaro de Castro. Após o golpe militar de 28 de Maio de 1926, aderiu à oposição democrática, sendo uma das figuras mais ilustres da oposição anti-salazarista.
Foi colaborador da revista “Seara Nova” e membro da Comissão Central do Movimento de Unidade Democrática (MUD), que presidiu. Em 1946, foi-lhe instaurado um processo disciplinar por ter redigido um manifesto crítico sobre o posicionamento de Portugal face à Organização das Nações Unidas (ONU), de que resultou a sua demissão do lugar de professor da Universidade Técnica de Lisboa. Foi readmitido em 1951.
Em 1948, já depois da extinção do MUD, presidiu à comissão central da candidatura à presidência da República do general Norton de Matos.
Foi o primeiro subscritor do Programa para a Democratização da República (1961), um manifesto da oposição democrática assinado por outras figuras de grande prestígio nacional, entre as quais Jaime Cortesão.
Na década de 1950, elaborou vários estudos sobre os solos, clima e aspectos florestais do Parque da Pena, em Sintra. Muitos deles foram publicados em livro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...