segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

2 DE DEZEMBRO - JUDITE SOUSA



EFEMÉRIDEJudite Fernanda de Jesus Rocha e Sousa, jornalista portuguesa, nasceu no Porto em 2 de Dezembro de 1960. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1987.
Tinha 18 anos quando se estreou no jornalismo, como repórter da RTP/Porto. Depois de se tornar pivot do “Jornal da Tarde”, foi convidada para a redacção de Lisboa, vindo a notabilizar-se na apresentação do “Telejornal”. Não deixou porém o trabalho de repórter, realizando várias deslocações ao estrangeiro para cobrir acontecimentos como o genocídio do Ruanda, em 1994; a ofensiva da Sérvia na guerra dos Balcãs, em 1995; a Declaração Conjunta Luso-Chinesa, em 1999; e a crise que se sucedeu ao 11 de Setembro, no Paquistão, em 2001.
Em 2000, foi nomeada directora-adjunta de informação da RTP, colaborando com José Rodrigues dos Santos. Ao mesmo tempo, passou a apresentar “Grande Informação”, programa de análise política com a presença de Mário Soares. Em 2002, após a remodelação de Almerindo Marques, manteve-se como uma das principais figuras da informação do canal, tendo a seu cargo a “Grande Entrevista”, a que se seguiu “Notas Soltas de António Vitorino”.
Em 2011, deixou a RTP anunciando a sua ida para a TVI, onde assumiu o cargo de subdirectora de informação. Apresenta igualmente o “Jornal das 8 às sextas, sábados e domingos. Aos domingos, modera o comentário político de Marcelo Rebelo de Sousa. Às segundas-feiras, apresenta o programa “Olhos nos Olhos” na TVI24, com Henrique Medina Carreira. Fez a cobertura dos casamentos de Guilherme de Gales com Catarina Middleton e de Alberto II, príncipe do Mónaco, com Charlene Wittstock.
Tem um filho do seu primeiro casamento, tendo-se separado recentemente do segundo marido, estando a decorrer o processo de divórcio. É Comendadora da Ordem do Mérito, distinção atribuída pelo presidente da República Jorge Sampaio.
Em Agosto de 2013, num “Jornal das 8, entrevistou Lorenzo Carvalho, um jovem milionário brasileiro que está a viver em Portugal. A entrevista gerou polémica, porque a jornalista confrontou o jovem com perguntas sobre a maneira como ele gastava o seu dinheiro, principalmente a quantia dispendida no seu 22º aniversário, que contou com a presença da actriz Pamela Anderson. Nas redes sociais, como no Facebook, milhares de pessoas defenderam o jovem e criticaram a condução da entrevista.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...