domingo, 15 de dezembro de 2013

15 DE DEZEMBRO - JEFF CHANDLER



EFEMÉRIDEJeff Chandler, de seu verdadeiro nome Ira Grossel, actor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 15 de Dezembro de 1918. Morreu em Los Angeles, em 17 de Junho de 1961.
Nascido no condado de Brooklyn, de ascendência judaica, Chandler vivia fascinado pelo cinema. Com o dinheiro que ganhava, trabalhando como caixa nocturno de um restaurante, inscreveu-se num curso de arte dramática. Em 1941, chegou a montar uma companhia de teatro ambulante, mas a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial levou-o a alistar-se na Marinha. Esteve quatro anos em Pearl Harbor e voltou à vida civil como tenente. Seguidamente, entrou para a rádio, onde trabalhou como actor num policial e numa comédia que foram muito apreciados. Conheceu depois Dick Powell, que lhe abriu as portas de Hollywood. Estreou-se no cinema, dizendo apenas uma frase no filme “Johnny O'Clock“ de Robert Rossen (1947). Contratado pela Universal, Chandler brilhou na década de 1950, em westerns e outros filmes de acção que tiveram grande popularidade.
Pelo seu papel de apache em “Broken Arrow” (1950), foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor Secundário. Com aspecto viril e cabelo prematuramente grisalho, Chandler protagonizou muitos filmes de sucesso, como “War Arrow” com Maureen O'Hara (1953), “The Tattered Dress” (1957), “Man in the Shadow“ ao lado de Orson Welles (1957), “Thunder in the Sun” (1959) e “Return to Peyton Place” com Eleanor Parker (1961).
Foi também cantor, tendo lançado diversos álbuns e actuado em vários clubes, inclusivamente na Riviera Francesa. Faleceu muito novo, com apenas quarenta e dois anos, devido a uma septicemia causada por um bisturi esquecido dentro do seu corpo quando de uma intervenção cirúrgica.

2 comentários:

Gloria Policano disse...

Jeff Chandler, para sempre meu ator preferido.
Um homem bonito, generoso, amigo!
Também rendo homenagens à ele no Facebook, Pinterest, Tumblr
Enquanto eu viver, ele viverá também.
Ninguem morre enquanto vive no coração de alguém.

Gabriel de Sousa disse...

Obrigado pelo seu comentário. Sempre bem vinda! Gabriel de Sousa

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...