sábado, 28 de dezembro de 2013

28 DE DEZEMBRO - BETO



EFEMÉRIDEBeto, de seu verdadeiro nome Albertino João Santos Pereira, um dos melhores cantores românticos portugueses da sua geração, nasceu em Peniche no dia 28 de Dezembro de 1967. Morreu nas Caldas da Rainha em 23 de Maio de 2010.
Começou a cantar aos 5 anos. Aos dezassete, foi viver para Torres Vedras, onde actuou em vários grupos musicais. Em 1992, fundou os Tanimara, que eram uma das melhores bandas da época. Actuavam no bar Xafarix em Lisboa.
Em 1998, foi convidado pelo maestro José Marinho para representar Portugal no Festival da OTI, na Costa Rica, com a canção “Quem Espera (Desespera)", ficando em 3º lugar.
A partir daí, vários colegas de profissão reconheceram-lhe o enorme talento e convidaram-no para participar nos seus álbuns, casos de Rita Guerra e de Paulo de Carvalho, em duetos, e em centenas de concertos, no caso de Luís Represas e Paulo Gonzo, por todo o país e em salas de prestígio como os Coliseus de Lisboa e Porto e o Centro Cultural de Belém. De salientar, o dueto “Brincando com o Fogo” com Rita Guerra, que ainda hoje é recordado pelo público.
Em 2000, foi convidado para gravar em duo com Rita Guerra. O álbum “Desencontros” deu origem a uma tournée com dezenas de espectáculos. Entre 2000 e 2003, gravou oito temas para bandas sonoras de telenovelas. Em Julho de 2003, lançou o seu álbum de estreia a solo, “Olhar em frente”. O disco vendeu, em quatro meses, mais de 13 000 cópias e foi Disco de Prata. Passado pouco mais de um ano do álbum estar à venda, entrou para os lugares cimeiros do Top de vendas nacional, onde permaneceu mais de 57 semanas consecutivas e atingiu o Disco de Platina (Dupla Platina, segundo as novas regras da Associação Fonográfica Portuguesa), sendo o disco português mais vendido em 2004 (cerca de 50 mil exemplares).
Em Maio de 2005, lançou o álbum “Influências”. Em apenas 6 meses, foi Platina, com quase 30 000 cópias vendidas. Para marcar o início de uma nova tournée, apresentou-se ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
Em Outubro de 2005, a convite de Maria João Abreu e de José Raposo, estreou-se no teatro, em “A Revista é Liiiinda”, espectáculo que o empresário Hélder Freire Costa apresentou no Teatro Maria Vitória. Interpretou “Estrela Da Manhã” e “Podia Ter Sido Amor”, em dueto com Paula Sá.
Lançou “Porto de Abrigo”, um disco com uma sonoridade mais acústica e pura, tentando consolidar os laços já criados com o seu público. No dia 4 de Maio de 2010, realizou a sua última actuação no evento de solidariedade “Desmistifica, Simplifica”, organizado por alunos do Curso de Gestão de Lazer e Turismo de Negócios da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.
Faleceu na manhã do dia 23 de Maio de 2010, num hotel das Caldas da Rainha, vítima de acidente vascular cerebral. Tinha apenas 42 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...