sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

27 DE DEZEMBRO - SERAFIM LEITE



EFEMÉRIDE Serafim Soares Leite, padre jesuíta, escritor e historiador português, morreu em Roma no dia 27 de Dezembro de 1969. Nascera em São João da Madeira, em 6 de Abril de 1890. Viveu muitos anos no Brasil, primeiro na adolescência e, posteriormente, como pesquisador da actuação dos padres da Companhia de Jesus, que foram catequistas e educadores em terras brasileiras a partir do século XVI.
Iniciou os estudos na sua cidade natal e, terminada a instrução primária, ingressou no Internato dos Carvalhos, junto do Porto, com a ajuda de um tio que era abade, uma vez que os pais eram de origem muito humilde.
Aos quinze anos, acompanhando o pai, deixou Portugal em busca das oportunidades oferecidas pela Amazónia que vivia a febre da borracha.
Em 1910, deixou a selva e fixou residência na cidade de Monte Alegre, no estado do Pará, tornando-se guarda-livros de um negociante local. Foi nesta cidade, nas margens do rio Amazonas, que Serafim Leite fez a sua estreia como escritor, publicando no jornal local, “A Gazeta”, um conto intitulado “Joel e Fátima”, assinado com o pseudónimo João Madeira.
Escreveu mais tarde a monumental “História da Companhia de Jesus no Brasil”, em dez volumes, que lhe trouxe o Prémio Nacional de História, também conhecido por Prémio Alexandre Herculano, atribuído em 1938.
A obra do padre Serafim Leite, que é composta de muitos outros livros, foi – no dizer de outro historiador jesuíta, o padre Hélio Viotti – «tão importante que nunca se poderia ter escrito correctamente a história do Brasil e, por extensão, a do império português, se não tivesse sido publicada».
Contribuiu ainda para a emancipação municipal de São João da Madeira em 1926, quando liderou o Grupo Patriótico Sanjoanense, um grupo de notáveis «ansiosos pelo progresso constante da sua terra». Brindou também São João da Madeira com um brasão e um hino. O reconhecimento está bem patente numa das principais avenidas da cidade, que tem o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...