segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

16 DE DEZEMBRO - ARTHUR C. CLARKE



EFEMÉRIDEArthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke, escritor e inventor britânico, autor de obras de divulgação e de ficção científicas, nasceu em Minehead no dia 16 de Dezembro de 1917. Morreu em Colombo, em 19 de Março de 2008.
Desde pequeno, mostrou o seu fascínio pela astronomia, a ponto de – através de um telescópio caseiro – desenhar um mapa da Lua. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Força Aérea Real Britânica, como especialista em radares, colaborando no desenvolvimento de um sistema de defesa, que foi uma peça importante do êxito na Batalha da Inglaterra. Depois, estudou Física e Matemática no King's College de Londres.
A sua contribuição mais importante para a ciência terá sido o conceito de satélite geoestacionário, como futura ferramenta para desenvolver as telecomunicações. Ele propôs esta ideia num artigo científico intitulado “Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?”, publicado na revista “Wireless World” em Outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke.
Em 1956, mudou a sua residência para Colombo, no Sri Lanka, devido ao seu interesse pela fotografia e pela exploração submarina. Ali permaneceu até ao fim da vida.  
Viu dois dos seus romances adaptados ao cinema: “Odisseia no Espaço” realizado por Stanley Kubrick e “2010: O Ano do Contacto” dirigido por Peter Hyams, sendo o primeiro considerado um ícone da ficção científica mundial, aclamado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos. Especialistas atribuem-lhe grande influência sobre a maioria dos filmes do género que lhe sucederam.
Em sua homenagem, o asteróide 4923 foi baptizado com o seu nome, assim como uma espécie de dinossauro, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Inverloch, na Austrália.
Em 1998, Arthur Clarke foi descrito pelo tablóide inglês “Sunday Mirror” como «um octogenário fortemente atraído por crianças». Na época, o Sri Lanka era um país famoso pela sua complacência para com a exploração sexual de menores. A denúncia, publicada um dia antes da chegada do príncipe Carlos ao país, que foi uma colónia britânica, nunca ficou provada. Ainda assim, Arthur Clarke, que seria condecorado com o título de Cavaleiro do Império, perdeu o direito à honraria e passou pelo constrangimento de ser informado que o príncipe não compareceria a um encontro que estava marcado. A acusação foi investigada e posteriormente desfeita. Durante as investigações, a polícia de Colombo solicitou as fitas em que o jornal teria baseado a sua reportagem, mas elas nunca apareceram. O “Sunday Mirror” publicou um pedido público de desculpas ao escritor em Maio de 2000. O direito ao título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico foi restabelecido e finalmente concedido.
O compositor francês Jean Michel Jarre realizou, em 2001, um concerto intitulado “2001: A Rendez-Vous In Space”, em homenagem à obra “Odisseia no Espaço”. Clarke teve uma participação especial em algumas partes do show.
Arthur C. Clarke passou os últimos anos da sua vida numa cadeira de rodas, em virtude das sequelas de uma poliomielite. Morreu vítima de falha cardíaco-respiratória, aos noventa anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...