segunda-feira, 11 de junho de 2018

11 DE JUNHO - JOÃO III DE PORTUGAL


EFEMÉRIDE - João III, rei de Portugal de 1521 até à sua morte, morreu em Lisboa no dia 11 de Junho de 1557, vítima de apoplexia. Nascera na mesma cidade em 7 de Junho de 1502. Apelidado de “o Piedoso”, era o filho mais velho do rei Manuel I e da sua segunda esposa, a infanta Maria de Aragão e Castela, tendo ascendido ao trono com apenas dezanove anos de idade.
Herdou um império vastíssimo e disperso nas Ilhas Atlânticas, Costas Ocidental e Oriental de África, Índia, Malásia, Ilhas do Pacífico, China e Brasil. Continuou a política centralizadora do pai. Durante o seu reinado, negociou as Molucas com Espanha, no Tratado de Saragoça. Adquiriu novas colónias na Ásia: Diu, Bombaim e Macau. Um grupo de portugueses chegou pela primeira vez ao Japão em 1543, estendendo a presença portuguesa de Lisboa até Nagasaki.
Para fazer face à pirataria, iniciou a colonização efectiva do Brasil, que dividiu em capitanias hereditárias, estabelecendo o governo central em 1548. Ao mesmo tempo, abandonou diversas cidades fortificadas em Marrocos, devido aos custos da sua defesa face aos ataques muçulmanos. Extremamente religioso, permitiu a introdução da inquisição em Portugal em 1536, o que levou à fuga de muitos mercadores judeus e cristãos-novos, forçando o recurso a empréstimos estrangeiros.
Viu morrer os dez filhos que gerou e a crise iniciada no seu reinado viria a ampliar-se no governo do seu neto e sucessor, o rei Sebastião de Portugal.
João III fora educado em Latim e nos Clássicos pelo bispo de Viseu, que morreu em 1519, e depois por Luís Teixeira, que lhe ensinou Direito Civil. O clérigo Tomás de Torres, deu-lhe noções de Matemática, Astronomia e Geografia. Com João de Menelau, aprendeu Grego.
Portugal destacava-se entre as potências europeias do ponto de vista económico e diplomático, mas não chegava a ter um milhão e meio de habitantes.
João III foi um rei que teve de gerir muitas crises (e de toda a ordem).  Acrescente-se a proliferação da peste, maus anos agrícolas, instabilidade meteorológica e até um grande terramoto em 1531.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...