sexta-feira, 8 de junho de 2018

8 DE JUNHO - BRUCE McCANDLESS


EFEMÉRIDE - Bruce McCandless, astronauta norte-americano, nasceu em Boston no dia 8 de Junho de 1937.  Morreu em Los Angeles, em 21 de Dezembro de 2017. Foi o primeiro homem a caminhar livre no espaço, sem ligação à nave-mãe.
McCandless formou-se em Ciências na Academia Naval dos Estados Unidos, recebendo treino de piloto de combate. Obteve o doutoramento em Engenharia Eléctrica na Universidade de Stanford em 1965. No começo dos anos 1960, serviu como piloto da marinha, baseado nos porta-aviões USS Forrestal e USS Enterprise, onde se encontrava durante a crise dos mísseis de Cuba, em Outubro de 1962.
Em Abril de 1966, foi um dos dezanoves oficiais seleccionados pela NASA para o treino de astronauta e as suas primeiras missões foram fazer parte da equipa de apoio da Apollo 14 e a de ser piloto-reserva da primeira missão Skylab. Nesta época, McCandless foi também um dos principais colaboradores no desenvolvimento da Unidade Portátil de Manobra, uma nova experiência que permitiria aos astronautas realizarem actividades no espaço sem estarem ligados à nave-mãe.
Bruce McCandless esteve duas vezes no espaço e, na primeira delas - em 1984, a bordo da Challenger, missão STS-41-B, tornou-se o primeiro astronauta da história a andar no espaço completamente livre.
Na sua segunda missão, STS-31, em Abril de 1990, fez parte da tripulação da Discovery, que colocou em órbita o telescópio espacial Hubble.
Em Agosto de 1990, deixou a vida militar e a NASA, para se tornar consultor aeroespacial, baseado em Houston.
Faleceu, aos 80 anos, no seu domicílio na Califórnia. Foi casado duas vezes, tendo deixado dois filhos e duas netas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...