quinta-feira, 28 de junho de 2018

28 DE JUNHO - FLORIAN ZELLER


EFEMÉRIDE - Florian Zeller, jovem escritor francês, nasceu em Paris no dia 28 de Junho de 1979. É diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (2001).
Se bem que tenha começado a tornar-se conhecido pelos seus romances, rapidamente passou a ser reconhecido como autor teatral. Segundo “L’Express”, «ele é o melhor dramaturgo francês, juntamente com Yasmina Reza». Segundo “The Guardian”, «Florian Zeller é o autor de teatro mais apaixonante da nossa época».
Publicou, com 22 anos, o seu primeiro romance, “Neiges artificielles”, que recebeu o Prémio da Fundação Hachette.  Tornou-se, em 2002, Mestre de Conferências de Ciências Políticas e, no ano seguinte, editou o seu segundo romance, “Les Amants du n'importe quoi”. 
Em 2004, com “La Fascination du pire”, venceu o Prémio Interallié. Depois, publicou ainda mais dois romances, um deles “La Jouissance” em 2012.
No que respeita ao teatro, criou “L’Aube” em 2004. Esta primeira peça foi muito bem recebida pela crítica e pelo público, sendo de novo representada em 2007 e 2015. Seguiu-se “Le Manège” em 2005, “Si tu mourais” em 2006 e “Elle t'attend” em 2008.
A partir de 2010, os maiores actores protagonizaram as suas peças, sendo premiados frequentemente.  Florian Zeller cria regularmente novas peças, a última das quais - “Le Fils est créée” - em Fevereiro de 2018.
A sua peça “La Vérité” foi produzida em vários países, entre eles a Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha. Foi sobretudo a peça “Le Père” aquela que teve maior sucesso no estrangeiro (apresentada em mais de 35 países), sendo considerada a Melhor Peça do Ano no Reino Unido.
Florian Zeller vive em Paris, sendo casado desde 2010 com a comediante Marine Delterme. Têm um filho nascido em Dezembro de 2008.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...