quarta-feira, 20 de junho de 2018

20 DE JUNHO - TERENCE YOUNG


EFEMÉRIDE - Shaun Terence Young, cenarista e realizador de cinema britânico, nasceu em Xangai no dia 20 de Junho de 1915. Morreu em Cannes, vítima de crise cardíaca, em 7 de Setembro de 1994. Entre os filmes que realizou, contam-se três da saga James Bond: “007 contra Dr. No” (1962), “007 - Da Rússia com amor” (1963) e “Thunderball (1965), todos protagonizados por Sean Connery.
Foi educado numa escola pública britânica. Participou na 2ª Guerra Mundial, como comandante de tanques, na Batalha de Arnhem, nos Países Baixos.
Começou a carreira cinematográfica, como guionista, na década de 1940 (“On the Night of the Fire”). Em 1946, foi co-realizador do filme “Theirs is the Glory”. O seu primeiro trabalho de direcção a solo foi com “Corridor of Mirrors” (1948), um filme de sucesso feito em França.
Após dirigir alguns filmes britânicos, Young começou a realizar vários filmes para Irving Allen e Albert R. Broccoli, na produtora Warwick Films, na década de 1950, incluindo “The Red Beret”, com Alan Ladd. Esta associação de cineastas fez com que ele recebesse a oferta para dirigir os primeiros filmes de James Bond.
Durante as filmagens de “007 - Da Rússia com amor”, Young e um fotógrafo quase morreram, quando o helicóptero em que viajavam caiu no mar durante as filmagens de uma cena. Foram resgatados por membros da equipa. Muito resistente, Young recomeçou a trabalhar meia hora depois do acidente.
Em 1979, fez a montagem e uma parte da realização de um telefilme com a duração de seis horas sobre a vida de Saddam Hussein.
Era casado com a novelista Dorothea Bennett.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...