sexta-feira, 15 de junho de 2018

15 DE JUNHO - STAN WINSTON


EFEMÉRIDE - Stanley Winston, especialista em efeitos especiais, em maquilhagens e realizador de cinema norte-americano, morreu em Malibu no dia 15 de Junho de 2008. Nascera em Arlington, Virginia, em 7 de Abril de 1946. Os seus trabalhos mais conhecidos ocorreram na trilogia “Terminator” e em “Jurassic Park”, “Aliens”, “Predator”, “Edward Scissorhands” e “Batman Returns”.
Graduou-se na Washington-Lee High School em 1964. Estudou pintura e escultura na Universidade de Virginia, tendo-se licenciado em 1968. Em 1969, depois de actuar na Universidade da Califórnia, em Long Beach, mudou-se para Hollywood em busca de uma carreira como actor. Com a dificuldade em encontrar trabalho adequado, começou a trabalhar como aprendiz de maquilhador nos Estúdios Disney.
Em 1972, fundou a sua própria empresa, Stan Winston Studio, ganhando logo o prémio Emmy com o seu trabalho nos efeitos do filme “Gargoyles”, para TV. Nos 7 anos seguintes, continuou a receber nomeações para os Emmy. Winston criou também as fantasias do Wookiee, para o Especial de Natal de “Star Wars” de 1978.
Em 1982, recebeu a sua primeira indicação para o Oscar com “Heartbeeps”. O trabalho que o fez destacar-se mais em Hollywood foi feito para o clássico de terror/ficção científica “The Thing”.
Em 1983, desenhou as máscaras para o videoclipe “Mr. Roboto” do grupo de rock americano Styx.
Winston deu mais um salto na escadaria da fama, em 1984, quando trabalhou com James Cameron no primeiro “Terminator”. Ganhou o seu primeiro Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1985, com o filme “Aliens”.
Em 1989, fez a sua estreia na realização com o filme de terror “Pumpkinhead”. O seu trabalho posterior, como realizador, foi no filme infantil “A Gnome Named Gnorm” (1990).
No mesmo ano. dessa vez para “Terminator 2-Judgement Day”, o seu trabalho foi agraciado com mais dois Oscars:  Melhor Efeito Especial e Melhor Maquilhagem. Em 1992, foi convidado por Tim Burton para trabalhar em “Batman Returns”.
Winston mudou depois o seu foco para os dinossauros de Steven Spielberg, contratado por este para trazer aos ecrãs dos cinemas o “Jurassic Park”. Em 1993, o filme tornou um grande sucesso e Winston levou para casa mais um Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Em 1993, Stan Winston e James Cameron fundaram o Digital Domain, um dos principais estúdios de efeitos visuais e digitais do mundo. Em 1998, depois do grande sucesso de “Titanic”, Cameron e Winston cortaram a relação de trabalho na empresa. Winston e a sua equipa continuaram, porém, a fornecer os seus trabalhos em efeitos especiais para diversos filmes.
Um dos seus mais ambiciosos trabalhos foi em “Inteligência Artificial” de Steven Spielberg, que lhe rendeu mais um Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Em 1996, dirigiu e co-produziu o mais longo e caro videoclip de todos os tempos, “Ghosts”, que foi baseado numa ideia original de Michael Jackson e Stephen King. Este vídeo musical apresenta um número de efeitos visuais jamais visto e promoveu a música de dois álbuns consecutivos de Jackson, que figuram entre os mais vendidos de sempre.
Stan Winston morreu em 2008, depois de sofrer durante 7 anos de um cancro de tipo hematológico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...