terça-feira, 5 de junho de 2018

5 DE JUNHO - MANUEL FERNANDES


EFEMÉRIDE - Manuel José Tavares Fernandes, ex-futebolista português, treinador e comentador televisivo, nasceu em Sarilhos Pequenos no dia 5 de Junho de 1951.
Quando era pequeno e a mãe o mandava para a cama, Manuel Fernandes escondia o rádio para ouvir os relatos dos jogos europeus do Sporting CP, às quartas-feiras à noite.
Aos 16 anos, deslocou-se ao campo do Sarilhense, para realizar testes. Entrou para a equipa de juvenis e, um ano mais tarde, o treinador chamou-o para a equipa de honra, que disputava o campeonato da 3ª divisão. Como fazia a ligação entre a linha média e o ataque, não podia fazer o que mais gostava - marcar golos.
No final da temporada, um “observador” do FC Barreirense convidou-o para ir jogar na CUF, convite que aceitou. Passou um ano a marcar golos pela equipa de reservas. Na época seguinte, com a substituição de treinador, a equipa da CUF tornou-se a equipa-revelação do campeonato, classificando-se em quarto lugar. Com um golo de Manuel Fernandes, que derrotou o FC Porto, os cufistas garantiram uma participação histórica na Taça UEFA.
Surgiram convites de Alvalade, das Antas e de Belém. Aceitou o convite que lhe foi feito pelos “leões”, pois lembrou-se da premonição da mãe, que lhe disse que ele haveria de jogar no Sporting, que era o clube de toda a família. Entrou para o clube em 1975, saindo em 1987.
Manuel Fernandes gosta de recordar dois momentos da sua carreira no Sporting: o facto de ter marcado um golo na vitória sobre o União de Leiria que lhe deu o título na época de 1979/80 e ter sido autor de quatro golos no célebre jogo dos 7-1 frente ao SL Benfica, realizado em Dezembro de 1986. 
Começou a sua carreira de treinador em 1988. Passou por clubes como o CF Estrela da Amadora, CD Santa Clara, AD Ovarense e FC Penafiel. Em Novembro de 2008, foi contratado pelo UD de Leiria e conseguiu a promoção do clube ao principal escalão do futebol português. Em Outubro de 2009, demitiu-se do cargo alegando razões pessoais. Dias depois, foi anunciado como novo treinador do Vitória FC (Setúbal), onde ficou até 2011.
Palmarés como jogador: pelo Sporting, foi Campeão Nacional em 1979/80 e 1981/82; conquistou as Taças de Portugal de 1977/78 e 1981/82; a Supertaça de 1982/83; e foi o Melhor Marcador do Campeonato 1985/86 com 30 golos.  Foi internacional 31 vezes.
Actualmente, é comentador de futebol na SIC-Notícias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...