quinta-feira, 21 de junho de 2018

21 DE JUNHO - GIDEON SUNDBÄCK


EFEMÉRIDE - Otto Fredrik Gideon Sundbäck, engenheiro e inventor sueco, morreu em Meadville no dia 21 de Junho de 1954. Nascera em Jönköping, em 24 de Abril de 1880. Está associado à invenção do zíper (fecho éclair).
Gideon Sundbäck, após os seus estudos na Suécia, mudou-se para a Alemanha, onde estudou na escola politécnica em Bingen am Rhein. Em 1903, recebeu o diplomas de engenheiro eléctrico. Dois anos mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos.
Em 1905, começou a trabalhar na Westinghouse Electric and Manufacturing Company em Pittsburgh. No ano seguinte, foi contratado para trabalhar na Universal Fastener Company em Hoboken. Foi depois promovido a chefe projectista na Universal Fastener.
Foi-lhe atribuída nos Estados Unidos a patente Nº 1 219 881 (pedida em 1914 e atribuída em 1917) pelo invento do zíper (fecho éclair). Sundbäck concebeu também as máquinas necessárias para a montagem destes fechos.
Em 2006, foi incluído no National Inventors Hall of Fame dos Estados Unidos, pelo seu trabalho no desenvolvimento do zíper. Em 24 de Abril de 2012, no 132º aniversário de seu nascimento, a Google publicou um Google Doodle a ele dedicado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...