quarta-feira, 6 de junho de 2018

6 DE JUNHO - MANUEL MOZOS


EFEMÉRIDE - Manuel Mozos, cineasta português, nasceu em Lisboa no dia 6 de Junho de 1959.
Estudou História e Filosofia, acabando por ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, onde se especializou em Montagem. Nesta escola, foi aluno de Jorge Silva Melo. Estagiou no SEC de Paris, sendo responsável pela montagem de vários filmes.
Realizou em 1989 a sua primeira película, “Um Passo, Outro Passo e Depois...”, com banda sonora de Rodrigo Leão. Manuel Mozos venceu o Grande Prémio do Festival de Belfort em 1990, com este filme.
Em 1992, realizou a sua primeira longa-metragem, “Xavier”. Realizou “Lisboa no Cinema” para o Lisboa-94, recorrendo a 28 filmes portugueses com imagens de Lisboa. Assinou ainda vários documentários e videoclipes. Em 2009, fez o documentário “Ruínas” e estreou também “4 Copas”, produzido na Rosa Filmes.
Tal como Teresa Villaverde, Pedro Costa, Joaquim Sapinho, João Pedro Rodrigues e Marco Martins, entre outros, pertence à primeira leva de cineastas formados pela Escola Superior de Teatro e Cinema, que desenvolveu a sua actividade nos anos 1990 e que, regra geral, se empenha em criar filmes de autor. Estes cineastas foram beneficiados, em relação à geração precedente, pelos regulamentos estatais de apoio às primeiras obras e pelos critérios que permitem continuidade na atribuição desses subsídios.
Até 2018, fez treze películas (filmes, documentários e videoclipes).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...