terça-feira, 12 de junho de 2018

12 DE JUNHO - JOHANNA SPYRI


EFEMÉRIDE - Johanna (Heusser) Spyri, escritora suíça de expressão alemã, nasceu em Hirzel no dia 12 de Junho de 1827. Morreu em Zurique, em 7 de Julho de 1901. Foi autora de obras de literatura infantil e juvenil, tendo sido a criadora da personagem ‘Heidi’.
Era a quarta de uma família com seis crianças. O pai era médico, cirurgião e cuidador de doentes mentais. A mãe era filha de um pastor, compositor de cânticos e escritor.
Johanna fez a instrução primária na sua terra natal, recebendo também lições particulares. Prosseguiu depois a sua formação em Zurique, aprendendo línguas modernas e piano.
De regresso a Hirzel, entre 1845 e 1852, ajudou a mãe a educar as duas irmãs mais novas. Tornou-se uma leitora apaixonada, sobretudo de obras de Annette von Droste-Hülshoff e de Goethe.
Em 1852, casou com o advogado Johann Bernhard Spyri, tendo tido um filho. O marido e o filho faleceram em 1884. Depois das suas mortes, Johanna consagrou-se inteiramente ao trabalho literário e a obras de caridade, até ao fim da vida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...