sábado, 2 de junho de 2018

2 DE JUNHO - KARL GJELLERUP


EFEMÉRIDE - Karl Adolph Gjellerup, poete, dramaturgo e romancista dinamarquês, nasceu em Roholte no dia 2 de Junho de 1857. Morreu em Dresden, em 13 de Outubro de 1919.
Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1917, juntamente com Henrik Pontoppidan.
O pai de Karl, que era pastor luterano, morreu quando ele tinha três anos. Foi educado por um pastor da família, que era poeta e conhecia várias línguas. Obteve o bacharelato e inscreveu-se em estudos de Teologia (1874). Porém, foi perdendo a pouco e pouco a fé, em virtude das suas leituras de obras contemporâneas.
Para a publicação dos seus primeiros escritos, utilizou o pseudónimo “Epigonos”. As suas obras estão impregnadas de idealismo e também de romantismo.  Inspirou-se largamente de autores alemães como Schillerf e Heine. Grande admirador de Richard Wagner, encontrou igualmente na obra deste compositor alemão os temas de várias das suas histórias e peças.
Casou-se em 1887 e dedicou a sua mulher o primeiro romance que escreveu (“Minna”). Publicou o segundo, “Le Moulin”, em 1896. Estes são os seus dois livros mais publicados e traduzidos. Ele próprio traduziu em alemão uma parte das suas obras.
Instalou-se em Dresden em 1892, onde veio a falecer em 1919.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...