domingo, 3 de junho de 2018

3 DE JUNHO - FRÉDÉRIC LENOIR


EFEMÉRIDE - Frédéric Lenoir, filósofo, sociólogo, conferencista e escritor francês, especialista em religiões e espiritualidade, nasceu em Madagáscar no dia 3 de Junho de 1962.
Formou-se na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), onde trabalha actualmente. Iniciou em 2009, e mantém desde então, uma emissão semanal de rádio sobre a cultura em França: “Les racines du ciel”. Co-dirigiu três enciclopédias e é autor de dezenas de obras, todas com enorme sucesso e muitas traduzidas em mais de 20 línguas.
Aos 13 anos, o pai, antigo secretário do Estado para a Acção Social de Valéry Giscard d'Estaing, deu-lhe a ler, “O Banquete”, de Platão. Frédéric continuou as suas leituras com Epicuro e Aristóteles, antes de se virar para o Oriente com livros de Arnaud Desjardins, ao que se seguiu uma viagem à Índia para estar com os budistas tibetanos.
Seguiu-se um curso de Filosofia na Universidade de Friburgo, na Suíça, onde encontrou o religioso dominicano Marie-Dominique Philippe, que havia fundado, em 1975, a Comunidade São João. Frédéric passou três anos na comunidade, enquanto seguia o curso de filosofia.
Em 1986, começou - na EHESS - uma tese de doutoramento sobre o Budismo e o Ocidente, que viria a obter a unanimidade do júri, com louvor.
A partir de 1996, colaborou com “L'Express” e, em 2004, passou a dirigir “Le Monde des religions”, onde se desenvolvem os grandes pensamentos religiosos actuais.
O seu livro “Comment Jésus est devenu Dieu” provocou uma reacção do teólogo jesuíta Bernard Sesboüé, que lhe respondeu no livro “Christ, Seigneur et fils de Dieu - Libre réponse à Frédéric Lenoir”.
É autor de uma cinquentena de obras, escrevendo igualmente para o teatro e televisão. Segundo várias fontes especializadas, ele é o intelectual francês que vendeu mais livros nos últimos cinco anos.
Faz também parte de um grupo de autores muito mediáticos que, desde os anos 2010, se especializaram na produção de obras sobre a felicidade e o bem-estar (psicologia positiva, desenvolvimento pessoal e espiritual, etc.).
Escreve igualmente romances, traduzidos numa vintena de idiomas; livros sobre as crises no mundo; e ensaios que popularizam a filosofia junto dum largo publico. 
Está ligado a diversas actividades que tratam do ambiente, da ecologia e da defesa dos animais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...