sexta-feira, 29 de junho de 2018

29 DE JUNHO - DADO VILLA-LOBOS


EFEMÉRIDE - Eduardo Dutra “DadoVilla-Lobos, músico brasileiro, nasceu em Bruxelas no dia 29 de Junho de 1965.  É conhecido pelo seu trabalho como guitarrista na banda de rock brasileira Legião Urbana e também por ser sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos.
Dado Villa-Lobos, filho de diplomata, teve contacto com a música desde o nascimento, já que o pai tocava piano clássico. Acompanhando as mudanças de país a que o emprego do pai obrigava, morou em Montevidéu até 1971, ano em que foi pela primeira vez ao Brasil, fazendo uma passagem breve pelo Rio de Janeiro, onde moravam os avós. Em 1975, o pai foi enviado novamente para fora do Brasil, desta vez Paris, onde permaneceu até 1979. Dado comprou, na capital francesa, uma das suas primeiras guitarras.
Em 1979, passou a morar em Brasília, onde conheceu e fez amizade com diversas pessoas que viriam a ser músicos de rock, tornando-se famosos na década seguinte.
Tocou na banda Dado e o Reino Animal, antes de substituir Ico Ouro-Preto quando este desistiu de continuar na Legião Urbana. Passou a ser o guitarrista da banda em Março de 1983, nas vésperas de um festival realizado no auditório da Associação Brasiliense de Odontologia. Nesta mesma época, Dado estava no começo dos estudos de Ciências Sociais na Universidade de Brasília. Planeava iniciar a sua formação na capital e terminá-la em Aix-en-Provence (França), mas acabou por deixar de lado o curso para se dedicar apenas à música.
Esteve na Legião Urbana até ao seu fim, ocorrido com a morte de Renato Russo em 1996. Em 22 de Outubro de 1996, juntamente com Marcelo Bonfá, anunciou oficialmente o fim da banda.
Foi o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: “A Tempestade (ou O Livro dos Dias)” , “Uma Outra Estação” e “Como É que Se Diz Eu Te Amo”. Foi também o autor das bandas sonoras dos filmes “O Homem do Ano”, “Bufo & Spallanzani” - pela qual recebeu o prémio de Melhor Banda Sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami - e “Pro Dia Nascer Feliz” - também vencedor do Kikito de Melhor Banda Sonora no Festival de Gramado em 2006.
Em 2005, lançou o seu primeiro disco a solo, “Jardim de Cactus”. O DVD e CD foram gravados em Abril do mesmo ano. Em 2007, participou no disco “Liebe Paradiso”.
Em 2011, participou também na apresentação da Orquestra Sinfónica Brasileira do Rock in Rio, com a música “Será?”.  Em 2013, juntou-se a Toni Platão, Dé Palmeira e Charles Gavin, para formar o supergrupo Panamericana, que iria tocar sucessos do rock sul-americano.
Em Maio de 2012, participou no Tributo ao Legião Urbana. Ainda em 2012, ele e Marcelo Bonfá fizeram uma tournée e vários espectáculos com a banda mineira Jota Quest. Em Novembro de 2012, lançou o seu segundo disco a solo, “O Passo do Colapso”, somente em formato digital no iTunes.
Desde Maio de 2014, apresenta no canal Bis!, na TV fechada, um programa de música chamado “Estúdio do Dado”, misturando entrevistas e músicas tocadas entre ele e os seus convidados.
Em 2015, participou na canção “Trono de Estudar”, composta por Dani Black em apoio aos estudantes que lutavam contra o projecto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de mais 17 artistas, entre eles Chico Buarque, Arnaldo Antunes e Zélia Duncan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...