domingo, 24 de junho de 2018

24 DE JUNHO - LAWRENCE BLOCK


EFEMÉRIDE - Lawrence Block, um dos mais notáveis escritores norte-americanos de livros policiais, de mistério e de espionagem, nasceu em 24 de Junho de 1938. Recebeu o título de Grande Mestre, outorgado por Mystery Writers of America em 1994, sendo este o mais prestigioso prémio no sector. 
Nascido na cidade de Búffalo, no estado de Nova Iorque, Lawrence Block cursou a Faculdade Antioch, mas abandonou o curso antes de se licenciar.
Escreveu alguns livros policiais sob o pseudónimo de Paul Kavanagh. O primeiro trabalho publicado em seu nome foi a história “You Can’t Loose”, em 1957. Desde então, publicou mais de 50 novelas e mais de 100 contos, além de séries de livros.
Block viveu na cidade de Nova Iorque durante décadas e ambientou boa parte dos seus textos nesta cidade. É casado com Lynne Block e tem três filhas de um anterior casamento. Com Lynne, acabou por conhecer mais de 100 países, mas continua a considerar Nova Iorque como a sua cidade preferida.
A criação mais famosa de Block, o personagem Matthew Scudder, foi introduzido no livro “The Sins of the Fathers”. É um ex-polícia alcoólatra que trabalha como detective particular sem licença.
O livro “Eight Million Ways to Die”, de 1982, foi adaptado ao cinema em 1986. Embora tenha sido sugerido que a luta de Scudder com o alcoolismo seja em parte autobiográfica, Block tem-se recusado, repetidamente, a discutir o assunto.
A outra série de Block, com textos mais leves, relatam as aventuras do gentil ladrão Bernard Rhodenbarr. O primeiro livro desta série foi “Burglars Can’t be Choosers”, de 1977, e o último, “The Burglar on the Prowl” de 2004. No terceiro volume da série, “The Burglar Who Liked to Quote Kipling”, de 1979, é narrada a compra de uma livraria com as economias conseguidas através do produto dos roubos.
Além de Scudder e Rhodenbarr, Block escreveu oito novelas com o personagem Evan Tanner, um aventureiro, espião e revolucionário acidental, que - como resultado de um ferimento durante a Guerra da Coreia - não conseguia dormir. Todas as novelas, com excepção da última, foram publicadas nas décadas de 1960 e 1970. O último livro desta série, editado nos Estados Unidos em 1998, reviveu o personagem depois de um hiato de mais de 20 anos.
No ano de 2003, foi publicado o primeiro livro de Block, em 15 anos, que não pertence a uma série: - “Small Town”. Este livro detalha muitas respostas de nova-iorquinos aos ataques terroristas do 11 de Setembro de 2001.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...