sábado, 9 de junho de 2018

9 DE JUNHO - OUSMANE SEMBÈNE


EFEMÉRIDE - Ousmane Sembène, realizador de cinema e escritor senegalês, morreu em Dacar no dia 9 de Junho de 2007. Nascera em Ziguinchor, em 1 de Janeiro de 1923.
Frequentou a escola até aos 14 anos, passando depois por várias profissões: pescador, mecânico, pedreiro e militar. Em 1942, foi mobilizado e participou em campanhas em Itália e França, contra o fascismo e o nazismo. No fim da Segunda Guerra Mundial, trabalhou em Marselha como estivador durante dez anos, passando logo a activista sindical e militante comunista. Esta experiência proporcionou-lhe estudar sobre a temática, no seu primeiro livro, “Le docker noir” (1956), e em algumas histórias de “Voltaique” (1962).
De regresso a África, depois da independência do Senegal, entregou-se entusiasticamente a uma dupla actividade criativa: a literatura e o cinema. Estudou numa escola de cinema em Moscovo (1961). Realizou a sua primeira curta-metragem no ano seguinte. Em 1966, fez a sua primeira longa-metragem, que é também a primeira negro-africana, intitulada “La Noire de…” (Prémio Jean-Vigo). 
Apontada como uma das suas obras-primas e galardoada com o Prémio da Crítica no Festival de Veneza, “Le Mandat” (1968) é uma comédia acerba contra a nova burguesia senegalesa, surgida com a independência.
Foi considerado um dos maiores autores do sub-sahara africano e é frequentemente denominado como o Pai do Cinema Africano.
Ousmane Sembène faleceu com 84 anos de idade, vítima de doença prolongada. No ano anterior, tinha sido condecorado como oficial da Legião de Honra Francesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...