sábado, 30 de junho de 2018

30 DE JUNHO - ED YOST


EFEMÉRIDE - Paul Edward Yost, inventor e aeronauta norte-americano, nasceu em Bristow no dia 30 de Junho de 1919. Morreu em Vadito, em 27 de Maio de 2007. Foi o criador do balão de ar quente moderno, sendo referido como o seu “Pai”.
Em 1956, Yost fundou a Raven Industries, para desenhar e construir balões a ar quente para o Departamento de Pesquisa Naval da Marinha dos Estados Unidos, que queria os balões para o transporte de cargas pequenas, a curtas distâncias.
Yost e a sua equipa estudaram o modelo então comum (pouco modificado desde a época dos irmãos Montgolfier) e aperfeiçoaram-no, acrescentando um sistema combustor de propano, um novo sistema de inflação (a maçarico) e novas tecnologias de segurança.
Quando, na década de 1960, o Departamento de Pesquisa Naval perdeu o interesse nos balões a ar quente, Yost começou a vendê-los como equipamento desportivo, fazendo renascer o balonismo.
Em 1976, Yost estabeleceu treze novos recordes mundiais de tempo e distância em voo de balão, tentando cruzar o Atlântico sozinho no balão Silver Fox (Raposa Prateada), de sua autoria.
Morreu aos 87 anos de ataque cardíaco, na sua casa em Vadito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...