sexta-feira, 22 de junho de 2018

22 DE JUNHO - GEORGE VANCOUVER


EFEMÉRIDE - George Vancouver, oficial da marinha e explorador britânico, nasceu em King's Lynn no dia 22 de Junho de 1757. Morreu em Petersham, em 10 de Maio de 1798. Ficou conhecido pelas suas expedições na América do Norte, em especial na costa oeste do continente, nos actuais Estados americanos de Oregon e Washington, no Alasca, no Havai, na costa sul da Austrália e na província canadiana de Colúmbia Britânica.
As cidades de Vancouver (Washington) nos Estados Unidos, Vancouver no Canadá e a ilha Vancouver, são assim chamadas em homenagem a este explorador.  
Entrou para a Royal Navy com treze anos. Dois anos depois, embarcou no HMS Resolution, quando da segunda viagem do capitão James Cook em busca da Terra Australis.  Acompanhou igualmente Cook quando da terceira viagem (1776/1780). Participou no primeiro reconhecimento e exploração pelos europeus do arquipélago do Havai. No seu regresso à Grã-Bretanha, foi nomeado tenente da marinha real.
George Vancouver passou uma dezena de anos em navios de guerra, antes de ser encarregado de uma expedição cartográfica das costas americanas (1791/1794).
Regressou à Grã-Bretanha em Setembro de 1795, reformando-se em Petersham, onde se dedicou a descrever por escrito as suas viagens de exploração. Morreu aos quarenta anos, deixando o trabalho inacabado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...