quarta-feira, 1 de julho de 2015

1 DE JULHO - FABIAN VON SCHLABRENDORFF

EFEMÉRIDEFabian Ludwig Georg Adolf Kurt von Schlabrendorff, jurista alemão, um dos poucos líderes da resistência ao regime nazi que sobreviveu ao final da guerra, nasceu em Halle an der Saale no dia 1 de Julho de 1907. Morreu em Wiesbaden, em 3 de Setembro de 1980.
Fez a sua vida como advogado, até ser incorporado no exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Como muitos outros, não era favorável ao regime de Adolf Hitler, que via como um perigo para a nação alemã. As suas opiniões políticas aproximaram-no do círculo da resistência no exército, liderada por diversos oficiais da Wehrmacht e Abwehr. Quando chegou a hora de entrar no serviço militar activo, foi recrutado como adjunto do Coronel Henning von Tresckow (mais tarde General), um dos activistas da resistência. Tresckow passou a maior parte da guerra destacado na frente Leste e Schlabrendorff, mais livre para viajar com frequência, fazia a ligação entre o seu núcleo e os conspiradores de Berlim, nomeadamente Ludwig Beck, Carl Goerdeler, Hans Oster e Friedrich Olbricht. Juntos planearam muitos atentados e golpes de estado, dos quais apenas dois foram levados à prática. Schlabrendorff foi instrumental na primeira das tentativas para assassinar Hitler, em Março de 1943, tendo sido o responsável pela introdução de explosivos, disfarçados em garrafas de conhaque, no avião que devia transportar o Führer de regresso à Alemanha. A bomba não detonou por falha no dispositivo de ignição.
Schlabrendorff esteve também envolvido no segundo e mais conhecido atentado, em 20 de Julho de 1944, protagonizado por Claus von Stauffenberg. Mais uma vez, Adolf Hitler sobreviveu e a tentativa resultou numa caça aos conspiradores da resistência. Muitos, como Beck e Tresckow, suicidaram-se. Alguns foram executados sumariamente no dia seguinte e Schlabrendorff foi preso pela Gestapo. O interrogatório, acompanhado de torturas, levou alguns meses, sem que as forças de segurança conseguissem arrancar-lhe qualquer informação. Finalmente, em Fevereiro de 1945, Schlabrendorff foi apresentado ao Volksgerichtshof (“Tribunal do Povo”), para enfrentar julgamento e uma inevitável pena de morte. Por mero acaso, a Força Aérea Americana realizou um bombardeamento sobre Berlim e a sessão teve de ser cancelada. Nunca seria reatada, uma vez que Roland Freisler, o juiz, morreu esmagado por uma trave na cave do edifício do tribunal que foi bombardeado. Provavelmente, foi o que salvou a vida de Fabian, pois Freisler era um nazi convicto, que mandara executar cerca de 90% dos réus presentes ao seu tribunal especial para crimes políticos.
Entre Fevereiro e o final da guerra, Schlabrendorff esteve detido em vários campos de concentração, passando por Sachsenhausen e Dachau, até ser libertado pelas tropas americanas em Maio de 1945. 
Depois da guerra, Schlabrendorff regressou à vida como jurista, tendo sido juiz do Tribunal Constitucional da Alemanha Ocidental, entre 1967 e 1975.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...