segunda-feira, 27 de julho de 2015

27 DE JULHO - GEOFFREY DE HAVILLAND

EFEMÉRIDEGeoffrey de Havilland, engenheiro, pioneiro da aviação e industrial britânico, nasceu em Buckinghamshire no dia 27 de Julho de 1882. Morreu em Hertfordshire, em 21 de Maio de 1965, vítima de hemorragia cerebral. Era primo das lendárias actrizes Olivia de Havilland e Joan Fontaine (ambas vencedoras do Oscar de Melhor Actriz).
Depois de fazer os estudos secundários na St Edward's School de Oxford, cursou a Crystal Palace School, de 1900 a 1903. Interessou-se primeiro pela engenharia automobilística, projectando carros e motocicletas. Também trabalhou com projectista de motores e autocarros.
Em 1909, iniciou a sua carreira com aeronaves, na qual permaneceu até ao fim da vida activa.
O seu primeiro avião, um biplano, foi construído com dinheiro emprestado pelo avô materno. A construção levou dois anos e a aeronave ficou destruída após a sua primeira aterragem, perto de Litchfield, Hampshire (1910). Os seus projectos seguintes tiveram mais sucesso e, em 1912, foi batido o recorde britânico de altitude (10 500 pés / 3,2 km) com uma aeronave por ele projectada e pilotada pelo seu irmão Hereward.
Em Dezembro de 1910, ingressou na HM Balloon Factory, em Farnborough, que depois se tornaria a Royal Aircraft Factory. Vendeu o seu segundo avião (no qual aprendeu a voar) ao seu novo patrão por 400 libras e lá permaneceu durante três anos, envolvido em diversos estudos.
Em Janeiro de 1914, foi nomeado inspector de aeronaves na Direcção da Aeronáutica. Pouco entusiasmado por se tratar de um trabalho quase meramente administrativo, foi contratado – em Maio – como projectista chefe da Airco, em Hendon. Ali projectou várias aeronaves, todas contendo as suas iniciais no nome (DH). Vários dos seus aviões foram usados pela Força Aérea Inglesa durante a Primeira Guerra Mundial. Foi decorado com a Ordem do Império Britânico em 1918 e com a Air Force Cross em 1919.
Quando terminou a guerra, a Airco entrou em crise financeira e foi adquirida pela Birmingham Small Arms Company, para produção de automóveis. De Havilland comprou parte do património, com um empréstimo que contraiu de 20 000 libras, e fundou a De Havilland Aircraft Company em 1920.
Das suas várias aeronaves, uma das que mais se destacou foi o Mosquito, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, a empresa foi comprada pela Hawker Siddeley Company.
Geoffrey de Havilland foi feito Cavaleiro em 1944 e recebeu a Ordem de Mérito em 1962. Reformara-se da empresa em 1955. Entre os protótipos que concebeu, conta-se também o famoso De Havilland Comet (1952).  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...