sexta-feira, 10 de julho de 2015

10 DE JULHO - JAKE LAMOTTA

EFEMÉRIDEJake LaMotta, de seu verdadeiro nome Giacobbe La Motta, ex pugilista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 10 de Julho de 1921. Campeão do mundo na categoria de meio/pesados (1949/51), era conhecido também como “The Bronx Bull” e “The Raging Bull”.
Descendente de imigrantes italianos, nasceu no bairro Bronx e começou a praticar o boxe ainda muito novo, quando o pai o fazia lutar com crianças da vizinhança para divertimento dos adultos. Já adolescente, aperfeiçoou a sua técnica numa casa de correcção, o Coxsackie Correctional Institute. Em 1941, aos 19 anos, começou a fazer pugilismo profissional.
Com 83 vitórias (30 por KO), 19 derrotas e 4 empates, LaMotta foi o primeiro homem a vencer o célebre Sugar Ray Robinson – em 1943 – criando uma rivalidade que seria traduzida em seis combates memoráveis.
Ganhou o primeiro título de Campeão do Mundo em 1949, ao defrontar o francês Marcel Cerdan. Foi prevista uma desforra, que não chegou porém a realizar-se por Cerdan ter morrido num desastre de avião nos Açores, quando viajava para os Estados Unidos, justamente para ir treinar para aquele combate.
Foi suspenso sete meses por suspeita de fraude numa derrota frente a Billy Fox. Posteriormente, admitiu ter perdido de propósito, por causa de uma história de apostas e para ganhar prestígio junto da máfia. Fora dos ringues, LaMotta era também conhecido como um homem bastante violento.
Após pôr um ponto final na sua carreira, comprou alguns bares e tornou-se também actor. Fez pequenos papéis em mais de 15 filmes, incluindo “The Hustler”, com Paul Newman. A história da sua vida foi contada numa película de 1980/81, realizada por Martin Scorsese e protagonizada por Robert De Niro. O filme, “Touro Indomável”, foi baseado numa co-autobiografia de LaMotta chamada “Raging Bull: My Story”. Robert De Niro engordou 27 quilos para interpretar a figura de Jake LaMotta depois da retirada dos ringues.
LaMotta entrou depois num período de decadência, foi preso e perdeu um filho num acidente aéreo. Apesar de tudo, lançou vários livros sobre a sua carreira e os seus combates com Sugar Ray Robinson. Faz parte do International Boxing Hall of Fame desde a sua criação em 1990.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...