segunda-feira, 20 de julho de 2015

20 DE JULHO - ERIK AXEL KARLFELDT

EFEMÉRIDEErik Axel Karlfeldt, poeta sueco, nasceu em Karlsbo no dia 20 de Julho de 1864. Morreu em Estocolmo, em 8 de Abril de 1931. Foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura de 1931, a título póstumo. Recusara-o em 1919, considerando que o prémio era incompatível com o seu cargo de secretário permanente da Academia Sueca.
Karlfeldt nasceu numa família de agricultores, na província de Dalarna. Inicialmente, o seu nome era Erik Axel Eriksson, mas ele assumiu o seu novo nome em 1889, querendo distanciar-se do apelido do pai, que tinha sido condenado num tribunal.
Estudou na Universidade de Uppsala, tendo de pagar as propinas com o que ganhava dando explicações em vários locais de estudo. Ocupou depois, durante cinco anos, um lugar na Biblioteca Real da Suécia, em Estocolmo.
Em 1895, publicou a sua primeira recolha de poemas “Vildmarks – och kärleksvisor”. Em 1898, escreveu “Fridolins visor”. Seguiram-se várias outras obras, que o tornaram extremamente popular na Suécia.
Em 1904, foi eleito membro da Academia Sueca. No ano seguinte, foi eleito membro do Instituto Nobel da Academia e, em 1907, entrou para o Comité Nobel. Em 1912, foi eleito secretário perpétuo da Academia.
Em 1917, Karlfeldt recebeu o doutoramento honoris causa da Universidade de Uppsala. O compositor sueco Wilhelm Peterson-Berger escreveu numerosas canções populares baseadas nos poemas de Erik Axel Karlfeldt.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...