domingo, 19 de julho de 2015

19 DE JULHO - ANA SALAZAR

EFEMÉRIDEAna Salazar, estilista portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 19 de Julho de 1941. No princípio da década de 1970, revolucionou a moda em Portugal apresentando vestuário de vanguarda em eventos, “acontecimentos de moda”como a própria denominava, realizados em locais inusitados e para audiências de milhares de pessoas. Foi considerada pela imprensa nacional e internacional como a pioneira da moda em Portugal.
A partir de 1978 e como consultora de moda, interessou-se pelo trabalho e divulgação de novos talentos emergentes. Em 1985, abriu uma loja e base comercial em Paris, para internacionalizar a marca nos principais mercados de moda de autor, como Milão, Nova Iorque e Tóquio, passando a comercializar a mesma nestes países. A loja foi considerada por várias publicações, entre elas a “Marie Claire” francesa, como um dos cinco mais importantes “templos” da moda.
Participou em várias exposições temáticas em Portugal e no estrangeiro, designadamente: “La mode au XXème siècle” no Museu do Louvre em Paris e no Museu Nacional do Traje em Lisboa; “Traje, um objecto de arte” na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa; “Moda e design de objectos” na Europalia em Bruxelas; “Variations Gitanes” no Museu do Louvre em Paris; e “Histoire de mode d'hier et d'aujoud'hui” no Musée des arts de la mode em Paris.
Ao longo da sua carreira, tem vindo a criar, em regime de licenciamento, perfumes, azulejos, óculos e uma linha de têxteis para casa. Em 2003, foi lançado o livro “Ana Salazar, uma biografia ilustrada”. Nesse mesmo ano, criou a nova linha de vestuário dos CTT Correios de Portugal.
Tem sido galardoada com inúmeros prémios, entre os quais se destacam um Globo de Ouro, o Troféu Sena da Silva do Centro Português de Design e a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo então presidente da República, Jorge Sampaio (1997).
Em 2012, foi convidada a participar no Museu do Design e da Moda (MUDE). Nesse mesmo ano, completou 40 anos de carreira, sendo homenageada no Baile da Rosa, no Portugal Fashion e nos Fashion TV Awards.
Em 2013, lançou a sua nova marca Ana by Herself, com a apresentação de diversos acessórios, a qual foi alargada em 2014 com peças exclusivas de edição limitada e de pronto-a-vestir.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...