sábado, 25 de julho de 2015

25 DE JULHO - EDUARDO SOUTO DE MOURA

EFEMÉRIDEEduardo Elísio Machado Souto de Moura, arquitecto português, nasceu no Porto em 25 de Julho de 1952.
Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Eduardo Souto de Moura iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira. Em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitectos ao vencer o concurso para o importante projecto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981/91), que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitectos da nova geração.
O reconhecimento internacional viria a ser reforçado com a conquista do primeiro lugar no concurso para o projecto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria, em 1987.
Em Junho de 1995, foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em Julho de 1999, Grande-Oficial da Ordem do Mérito.
Trabalhou com Álvaro Siza Vieira, mas cedo criou o seu próprio espaço de trabalho. Souto Moura, influenciado pela horizontalidade das linhas condutoras de Mies van der Rohe, tem nas casas o seu grande espólio de obras. É um dos expoentes máximos da chamada Escola do Porto, tendo vencido o muito prestigiado Prémio Pritzker em 2011.
A partir da Casa em Cascais, realizada em 2002, começou a afastar-se da linguagem miesziana que o definiu numa primeira fase da sua obra, começando a redesenhar a forma de construir e de criar arquitectura. Exemplo disso é o Estádio Municipal de Braga, em que o imaginário de teatro e o cenário da pedreira, onde a obra foi edificada, nos remetem para uma segunda etapa da sua carreira.
Em Julho de 2011, Souto de Moura foi distinguido pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto com o doutoramento honoris causa. No mesmo ano, a Universidade de Aveiro também lhe concedeu o mesmo título. Em Janeiro de 2012, foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Entre as várias honrarias recebidas, saliente-se ainda: a Ordem de Mérito Britânica (1985), a Medalha Heinrich-Tessenow (2001) e o Prémio Wolf em 2013. É membro da Academia das Artes de Berlim desde 2010. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...