sábado, 11 de julho de 2015

11 DE JULHO - FREDERICK BUECHNER

EFEMÉRIDE – Carl Frederick Buechner, presbiteriano, teólogo e escritor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 11 de Julho de 1926.
A sua obra abrange vários géneros, incluindo romances, autobiografia, ensaios, sermões e ficção histórica. A carreira literária estendeu-se por seis décadas, fazendo dele um dos escritores mais prolíficos do seu tempo.
Os livros de Buechner estão entre os mais lidos nos Estados Unidos e foram traduzidos em numerosas línguas e publicadas em quase todo o mundo. Ele é sobretudo conhecido pelos seus trabalhos: “Dying A Long Day's”, o seu primeiro livro, publicado em 1950; “O Livro dos Bebb”, uma tetralogia baseada no personagem Leo Bebb, publicado em 1977; “Godric”, uma narrativa na primeira pessoa do santo medieval, finalista do Prémio Pulitzer de 1981; “Brendan”, um segundo romance histórico da vida do santo, publicado em 1987; “Daily Meditations with Frederick Buechner” (1992); e a sua obra autobiográfica “A Jornada Sagrada” (1982).
Dele disse o “New York Times”: «Buechner tem um talento maior, é um escritor muito bom e um dos contadores de histórias mais originais dos E.U.A, na actualidade». Annie Dillard, também escritora norte-americana e vencedora do Prémio Pulitzer de 1975, afirmou que «Frederick Buechner é um dos nossos melhores escritores.».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...