segunda-feira, 13 de julho de 2015

13 DE JULHO - SARA GONZÁLEZ

EFEMÉRIDE Sara González Gómez, cantora e compositora cubana, nasceu em Havana no dia 13 de Julho de 1949. Morreu na mesma cidade em 1 de Fevereiro de 2012.
Na década de 1960, estudou viola no Conservatório Amadeo Roldán. Foi graduada pela Escola Nacional de Instrutores de Arte, onde viria a ser professora de Guitarra e Solfejo.
Era uma das fundadoras do Movimento da Nueva Trova Cubana e um dos seus principais expoentes. Pertenceu igualmente ao Grupo de Experimentação Sonora (GES), sob a direcção de Leo Brouwer, onde estudou Composição, Harmonia e Orquestração.
Compôs música para cinema, televisão e rádio, além de participar em vários discos colectivos, juntamente com outras figuras do Movimento da Nueva Trova e do GES.
Sara González actuou em espectáculos com Pablo Milanés, Joan Manuel Serrat, Chico Buarque, Mercedes Sosa, Pete Seeger e Beth Carvalho, entre muitos outros artistas.
Da sua discografia, realçam-se os títulos: “Versos sencillos de José Martí” (1975); “Cuatro cosas” (1982); “Con un poco de amor” (1987); “Con apuros y paciencia” (1991); “Si yo fuera mayo” (1996) e “Mírame” (1999).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...