domingo, 26 de julho de 2015

26 DE JULHO - ARMANDO JOSÉ FERNANDES

EFEMÉRIDEArmando José Fernandes, compositor musical português, nasceu em Lisboa no dia 26 de Julho de 1906. Morreu na mesma cidade em 3 de Maio de 1983. Foi um dos músicos mais representativos do século XX português (movimento modernista).
Foi pianista, autor de música de câmara, de um concerto para violino e orquestra e de numerosas obras para piano. A sua obra, de carácter intimista, é pontuada esporadicamente por passagens que exigem grande virtuosismo de execução.
Armando José Fernandes foi um compositor neoclássico, constituindo – juntamente com Jorge Croner de Vasconcelos, Fernando Lopes-Graça e Pedro do Prado – o “grupo dos quatro”, que dominou a música clássica portuguesa nos meados do século XX.
Depois de estudar no Conservatório Nacional de Lisboa, ganhou uma bolsa de três anos em Paris, onde se tornou aluno de, entre outros, Nadia Boulanger.
Formado originalmente como concertista de piano, passou depois a concentrar-se mais na composição e ensino. Tem sido descrito como «seguidor de um caminho neoclássico mais convencional, embora com grande subtileza». A maioria das suas obras foi escrita para a emissora de rádio nacional.
Desde 1940, leccionou na Academia de Amadores de Música em Lisboa e, de 1953 a 1976, no Conservatório de Lisboa.
Recebeu o Prémio Moreira de Sá (composição) em 1944 e o Prémio do Círculo de Cultura Musical em 1946. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...