quinta-feira, 9 de julho de 2015

9 DE JULHO - DEAN KOONTZ

EFEMÉRIDEDean Ray Koontz, escritor norte-americano, nasceu em Everett, na Pensilvânia, em 9 de Julho de 1945. Oriundo de uma família pobre, foi educado sob a tirania de um pai alcoólico e violento. Apesar de tudo, estudou na Universidade de Shippenburg.
Antes de se dedicar em pleno à literatura, trabalhou – desde 1967 – como professor de inglês na Mechanicsburg High School, sendo depois educador de meninos problemáticos. Nas horas livres, escreveu o seu primeiro romance “Star Quest”, que foi publicado em 1968. Seguiu-se mais de uma dezena de livros de ficção científica.
Nos anos 1970, começou a publicar romances de suspense e de horror, uns assinados com o seu nome, outros com vários pseudónimos, a conselho e pedido dos editores, «para atrair um maior número de leitores». Os pseudónimos mais conhecidos incluem: Deanna Dwyer, K. R. Dwyer, Aaron Wolfe, David Axton, Brian Coffey, John Hill, Leigh Nichols, Owen West, Richard Paige e Anthony North. Muitos dos livros publicados sob pseudónimos, foram reeditados já assinados por Dean Koontz.
O romance que o revelou verdadeiramente ao grande público foi “Whispers” (1980). Vinte e duas das suas obras atingiram o primeiro lugar nas listas de best-sellers publicadas pelo “New York Times”.
Os seus livros estão traduzidos quase em todo mundo, com mais de duzentos milhões de exemplares vendidos. As suas novelas figuram invariavelmente nos t6ps de vendas. Várias das obras de Koontz foram adaptadas ao cinema.
Na actualidade, vive em Newport Beach, no sul de Califórnia, com a sua esposa Gerda e a cadela Anna. Dean Koontz é um apaixonado por cães, golden retrievers em particular. Eles ocupam regularmente um lugar de relevo nos seus livros. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...