terça-feira, 7 de julho de 2015

7 DE JULHO - LION FEUCHTWANGER

EFEMÉRIDELion Feuchtwanger, escritor alemão, nasceu em Munique no dia 7 de Julho de 1884. Morreu em Los Angeles, em 21 de Dezembro de 1958. Tornou-se um mestre do romance histórico e conheceu a fama mundial ao publicar a sua obra mais célebre, “O Judeu Süuss”, sendo um dos autores de língua alemã mais lidos no século XX. Esta obra foi traduzida em mais de 20 línguas. Foi também crítico de teatro, cenarista e dramaturgo e, em 1908, fez parte do grupo de fundadores da revista cultural “Der Spiegel”, que publicou 15 números.
Em 1912, casou-se com Marta Loffler, tendo viajado pela Suíça, Itália e França. Em 1914, foi surpreendido em Tunis pelo deflagrar da Primeira Guerra Mundial. Foi feito prisioneiro, mas conseguiu evadir-se e ir para Munique. Depois da guerra, colocou-se ao lado dos pacifistas e antimilitaristas. Nos anos 1920, em Berlim, tornou-se amigo e colaborador de Bertolt Brecht.
De origem judaica, foi obrigado a sair da Alemanha em 1933, ano da chegada ao poder de Adolf Hitler. Os seus livros constavam da “lista negra nazi” (Bücherverbrennung).
Viveu no exílio, em França, prosseguindo o seu trabalho como escritor. Juntamente com Brecht e Bredel, editou o jornal “Das Wort”, a mais importante publicação antifascista dos escritores emigrados alemães. Durante os tempos do regime de Vichy, esteve preso no campo de concentração de Les Milles, perto de Aix-en-Provence, de onde conseguiu escapar com a ajuda da esposa. Fugiu para Portugal, de onde embarcou para os Estados Unidos, onde continuou a escrever com sucesso. Foi um dos acusados de comunismo pelo senador McCarthy.
Em 1940, instalou-se em Pacific Palisades, na Califórnia, onde publicou “Exílio”. Em 1949, requereu a nacionalidade americana, que lhe foi recusada em virtude das suas relações com comunistas. Era apoiante convicto da República Democrática Alemã (RDA), que o homenageou com a emissão de um selo postal. Morreu em 1958, vítima de cancro no estômago.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...